Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Foi comprovado! Donos de cachorros vivem mais

Foi comprovado! Donos de cachorros vivem mais

Já não é mais nenhuma dúvida que ter um animal de estimação em casa pode trazer muitos benefícios para a saúde de seus donos!

E as últimas pesquisas vêm afirmando o que muita gente já acreditava: os donos de cachorros vivem mais! E são por vários motivos, desde a saúde física, como também mental.

Mas antes de mostrar os resultados deste estudo que durou mais de 12 anos, se você ainda não tem um cachorro em casa, talvez seja o momento de abrir o seu coração para isso.

Afinal, por que ter um cachorro pode fazer tão bem à saúde das pessoas? Quais as explicações científicas por trás dos estudos com animais de estimação?

Apontamos os últimos resultados da pesquisa feita pela Universidade de Uppsala na Suécia e que foram publicados na revista científica Nature.

Viver mais e melhor com cachorros!

A pesquisa foi feita com 3,4 milhões de suecos. Número de integrantes suficientes para perceber a relevância dos estudos e seus resultados, que deixam claro que os animais de estimação fazem muito bem a saúde de seus donos.

E de acordo com os resultados apresentado, depois de 12 anos de estudos, este apontou que os donos de peludos têm reduzido em 33% as chances de morrer, principalmente os solteiros.

Conforme a pesquisa, os solteiros foram os mais beneficiados. Isso porque ter um animal de estimação em casa alivia a sensação de isolamento social. E mais, também aumenta a frequência de prática de atividades físicas.

Participaram da pesquisa, pessoas que tinham entre 40 e 80 anos. E a média de idade ficava na casa dos 57. Entre as informações analisadas, constavam seu histórico médico, estado civil e se conviviam ou não com um cachorro.

Um dos estudiosos que estive por trás da pesquisa, afirmou em entrevista a Bloomberg  o seguinte:

“Ter um cachorro foi um diferencial, especialmente para quem vive sozinho. Segundo pesquisas anteriores, pessoas sem parceiros fixos têm maior risco natural de problemas cardiovasculares e morte. Ao que parece, os cães são verdadeiros membros da família para os solteiros”, afirmou.

Benefícios e mais benefícios

Claro que os estudos desta pesquisa são importantes, mas muitos devem estar se perguntando que quase nem é necessário pesquisa para mostrar todas as vantagens de se ter um cachorro.

Mas atenção, não é porque ter um cachorro faz bem à saúde que você vai sair adotando um. Lembre-se sempre dos cuidados que um peludo exige!

Então, antes de adotar um animal de estimação, é bom lembrar que você precisa se comprometer com ele, ou seja, é necessário cuidado, mas a gente garante que vale a pena!

Outros estudos apontam os benefícios que os cachorros trazem ao seus donos. Entre eles estão:

  • Diminuir os níveis de estresse e de ansiedade;
  • Os donos têm menos chances de ficarem resfriados;
  • Donos de cachorros têm menores chances de ter pressão arterial;
  • Ajudam a manter a boa forma física: foi o que apontou o estudo da Universidade de Londres. Afinal, também é muito mais divertido sair pra correr com seu cão do que sozinho!
  • Eles ajudam no combate a depressão: pelo simples fato de estarem por estarem por perto e agirem com afeto com seus donos, os cães dão razão para quem tem depressão seguir em frente na luta contra a doença.
  • Ajudam o dono a ser mais social: conforme a pesquisa do Periódico Britânico de Medicina, este concluiu que os cães agem como catalisadores sociais;
  • Reduz a alergia: alguns estudos tem mostrado que as crianças que cresceram com um cão em casa, desenvolvem menos problemas de alergias do que aquelas que vivem sem contato com um cão;

Possuir um cão torna seu coração feliz

O fato é que são muitos benefícios mesmo. E apesar da lista ser enorme e parecer que tudo é propenso pra você sair adotando um pet, realmente os  cães podem ajudar a reduzir os níveis de estresse de seus donos.

Isso ocorre porque eles ajudam as pessoas a se sentir melhor quase que instantaneamente. Basta você se lembrar de quando chega em casa exausto e o seu cachorro lhe espera feliz.

E lembre-se também daquela sensação de acariciar um cão, não é mesmo muito confortável? Pesquisas associam esse carinho com a diminuição da pressão arterial, o que faz as pessoas se sentirem à vontade.

Preparado para adotar? Então não perca tempo! Este é sim o melhor momento. Os abrigos estão cheios de cachorros que precisam um lar e famílias que os adotem. E você pode ter certeza que fará um bem pra você, como também para o animal que for adotado.

E sim, os cachorros podem melhorar a sua qualidade de vida. Converse com amigos seus que tem cachorro. É necessário se comprometer, mas não tem mistério e você terá um amigo fiel por muito tempo e que lhe fará muito bem!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *