Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / Gato persa: fatos e curiosidades sobre a raça

Gato persa: fatos e curiosidades sobre a raça

Os gatos já tem a elegância ímpar, mas o gato persa que se caracteriza pelo nariz chato, pelagem longa e macia e um corpo firme e robusto chama ainda mais a atenção.

Se deseja ter um gato persa saiba que um cuidado constante é com a sua pelagem. Ela é longa, e também pode ser encontrada em diversas cores como branco e preto, passando pelo ouro ou cinza no formato mono, bicolor ou tricolor, entre outras. O que claro, deixa o gato persa ainda mais bonito e elegante!

Grande parte de sua popularidade se deve à sua aparência, pois com seus pelos longos são definitivamente uma das mais belas de todas as raças de gatos.

Se você está pensando em ter um desses gatinhos maravilhosos, é bom aprender um pouco sobre as características da raça e como cuidar deles. Acompanhe o texto!

Características gerais do gato persa

Gato Persa

Podemos colocar como característica geral dos gatos persas:

  • orelhas minúsculas se as compararmos com o resto do corpo robusto. Geralmente têm a ponta arredondada e  inclinadas para a frente;
  •  pernas  geralmente curtas e largas, com acabamento em garras grandes, fortes e arredondadas;
  • O gato persa é um animal dócil, carinhoso e tranquilo, mas requer escovação diária em seus pelos;
  • Já em relação a  sua origem, várias fontes colocam o gato persa como uma das mais antigas raças felinas e estabelecem o ponto de partida no atual Irã (antiga Pérsia).

Cuidados com o gato persa

Gato Persa

A raça do gato persa requer alguns cuidados diários de manutenção, principalmente o pelo.

O gato persa precisa que o seu pelo seja escovado com frequência. Sendo assim, cuidar do pelo do seu gato persa é um requisito fundamental não apenas para mantê-lo macio e brilhante, mas também para a saúde do gato.

Ele precisa ser escovado todos os dias para manter os nós afastados e, como o pelo é comprido, é preciso garantir que ele fique especialmente limpo em torno de sua genitália. Um banho mensal é altamente recomendado. Alguns donos até cortam o pelo, especialmente ao redor do ânus, que o mantém livre de fezes.

Entre os cuidados estão:

  • A escovação diária ajudará a evitar qualquer problema de saúde e higiene;
  • Não sendo gatos terrivelmente ativos, os gatos persas também exigirão o aparamento ocasional das unhas;
  • O banho é recomendado uma vez por mês;
  • Você precisa ter certeza de que seus olhos e narizes estão limpos. Se você tem um persa, eles são propensos a problemas de drenagem nasal e ocular e você precisa limpar regularmente essas áreas para mantê-las limpas.

Curiosidades sobre o gato persa

O gato persa tem o pelo mais longo dentro das raças de gatos existentes, o que envolve muito trabalho. Deve ser penteado todos os dias, deve ser tratado com tratamentos especiais e, acima de tudo, deve ser levado aos veterinários  e tosas especializados de vez em quando.

Saiba um pouco do passado dos gatos persas:

  • passado aristocrático . Devido à sua aparência, esta raça tem sido relacionada à riqueza e à aristocracia. Vitória da Inglaterra, por exemplo, estava completamente apaixonada pelos persas;
  • Eles podem durar entre 15 e 20 anos, e apesar de se distinguirem por estar em boa saúde, são gatos predispostos a ter um rim policístico;
  • Eles tem muito sono. Aqueles que dormem menos costumam dormir entre doze e dezesseis horas por dia.
  • Eles não são gatos agitados e preferem manter a calma em casa, e assim serem caracterizados por serem mais dependentes de seus donos do que outras raças.
  • Considerados os gatos mais fofinhos e calmos do planeta, o que os torna um perfeito animal de companhia.
  • Estão propensos a obesidade . Os gatos persas são propensos a ganhar peso, especialmente por causa de sua natureza calma e seu amor de dormir e ser mimado. É por isso que é muito importante controlar os alimentos, especialmente após esterilizá-los.

Personalidades do gato persa

Gato Persa

Os persas são muito doces por natureza e tendem a preferir famílias tranquilas e pacíficas.

Estes  gatos tranquilos com vozes suaves, e  parecem gostar de se exibir como as belas peças de arte viva que são.

É um gato persa certo para você?

Os gatos persas são fáceis de conviver, mas requerem sim cuidados diários.

A menos que você esteja preparado para se tornar um arrumador de animais de estimação em tempo parcial ou manter o casaco curto, você pode querer escolher  a raça menos exigente.

Embora muitos achem estranho o nariz achatado do gato persa, quase todos concordam que ele é muito fofo e bonito.

A raça de gatos persas é considerada fofa, calma, mas exigem grandes doses de atenção com frequência. É afável e carinhoso na natureza. Eles amam companhia e costumam ser sociáveis ​​com crianças.

Independentemente da cor persa, há algo em comum: – é um gato de aparência luxuosa com grande personalidade. Podemos até resumir o gato persa como: “Uma bola de pelo grande e macia com enormes olhos expressivos. Uma ótima definição?

Produto recomendado

Podemos acompanhar no texto que o cuidado com os pelos é algo necessário. Justamente por isso, que iremos indicar um produto importante e que você precisa ter.

Gato Persa
Rasqueadeira Western Pet

Compre, clicando aqui.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Gato de Bengala

Gato de bengala: exótico e muito bonito

Gato de Bengala. É bonito, exótico e com muita personalidade. Embora no Brasil não seja …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *