Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Gatos são sensíveis às emoções de seus donos!

Gatos são sensíveis às emoções de seus donos!

Quando comparado aos cachorros, os gatos até parecem ser indiferentes em relação às emoções e sentimentos que expressam aos seus donos. Mas não é o que um estudo vem mostrando. Uma pesquisa feita na Universidade Oakland, no Estado americano do Michigan, e publicado na revista Animal Cognition, apontou que sim, os gatos são sensíveis as emoções de seus donos.

Estudos comprovaram: gatos são sensíveis

Para chegar a este contexto, as pesquisadoras estudaram 12 gatos e seus donos. E de acordo com a pesquisa, elas foram descobrindo que os felinos se comportavam de maneiras diferentes quando o dono sorria para o gato ou, quando se mostrava mais triste.

O que a pesquisa mostrou? Quando o dono estava feliz, o gato reagia de forma mais positiva, ou seja, começava a ronronar, procurava fazer carinho. E já quando o dono aparentava estar triste, o gato procurava estar mais presente ao seu lado, como se estivesse querendo dizer algo do tipo: “estou aqui do seu lado pra te apoiar”.

E você deve estar afirmando, mas isso eu já sabia. Que bom! O estudo aponta também que a sensibilidade nos gatos vai melhorando conforme vão ficando mais velhinhos. Quem ai já não esteve triste e o gato foi ao seu lado se mostrar companheiro? E quando se está feliz? Ele vem fazer carinho e rapidamente sai, porque sabe que o seu dono está bem.

O que a pesquisa explica

Não quer afirmar que os gatos tem empatia, mas eles souberam associar os comportamentos dos seus donos. É bem provável que os gatos tenham aprendido a associar o sorriso de seu dono a recompensas. Isso porque são grandes as chances das pessoas mimar um gato quando estão mais felizes.

O que a pesquisa mostra também é que os gatos são interessados em seus donos. E aquela conversa de que gatos estão nem ai para o seus donos, nem sempre é verdade. Também é esperado dos donos um pouco de sensibilidade para captar e perceber estes movimentos e ações.

Mais uma vez as pesquisas vêm mostrando que os gatos além de serem bons companheiros, agora também são sensíveis às emoções dos seus donos. Se você ainda não percebeu isso, experimente e faça um teste, observe como ele reage. Aproveite e depois nos conte aqui!

Fonte: BBC

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *