Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Limpeza Bucal Do Seu Gato: Saiba Como Fazer

Limpeza Bucal Do Seu Gato: Saiba Como Fazer

Embora os felinos sejam muito higiênicos e passem o dia todo lambendo, há uma parte do corpo que eles não lavam: os dentes. É essencial manter a boca do seu gato limpa, pois caso contrário ele terá tártaro e bactérias que causarão infecções. E um mero bafinhos rsrs.

Brincadeiras à parte é muito importante fazer a limpeza bucal de seu gato. O cuidado com a boca em gatos é vital para manter a saúde dental e geral do seu gato. Os gatinhos também precisam cuidar dos dentes, assim como o pelo.

No entanto, a maioria dos proprietários não sabe como fazê-lo corretamente. Uma má higiene bucal nos felinos pode não apenas causar tártaro ou inflamação nas gengivas, mas também pode levar ao agravamento de doenças como diabetes em adultos ou idosos. Acompanhe o texto!

Como escovar os dentes do gato?

Limpeza bucal

Os gatinhos também precisam cuidar dos dentes, assim como o pelo .Entre as doenças típicas na boca do gato estão a reabsorção dentária . É uma inflamação nos tecidos e na pele que causa fragilidade nos dentes e subsequente queda.

A gengivite também é muito comum. A vermelhidão das gengivas é perceptível e, em muitos casos, há sangramento.

Sempre dependendo do produto que usamos, recorremos ou não a escovação e enxágue, pois alguns deles não exigem nada além de sua mera aplicação. No entanto, se escolhermos um que precise desses procedimentos, é essencial saber como a limpeza oral é realizada em gatos.

Com que frequência é feita a limpeza oral em gatos e quando começar?

Mesmo sabendo da importância, dois em cada três proprietários ainda não sabem como limpar os dentes de seus gatos. Uma frequência de três vezes por semana é ideal para manter a saúde na boca do seu gato.

A maneira de escovar os dentes do gatinho é de cima para baixo, da gengiva para o exterior, como fazemos com os dentes. Para que restos de sujeira e alimentos não fiquem na parte entre a gengiva e o dente e causem tártaro.

Quanto à hora de começar, se você considerar que é um hábito saudável, quanto mais cedo começar, melhor será.
Não tenha medo se for muito jovem, pois a partir do momento em que você começa a comer alimentos sólidos, seus dentes já estão sujos. Além disso, o pequeno se acostumará à limpeza oral dos gatos e não resistirá.

A falta de higiene dental nos felinos causa tártaro, inflamação das gengivas e agrava doenças como diabetes, alertam especialistas.
No caso de você começar a limpar a boca quando for adulto, aconselhamos o uso de produtos com sabor de carne, uma vez que será um chamador para o seu instinto de caça. As 3 principais coisas a considerar no atendimento odontológico para gatos são:
1. Escovação frequente
2. Alimentos e suplementos alimentares
3. Exames regulares ao veterinário

Alimentos e suplementos alimentares

Limpeza bucal

Outro dos pontos altamente debatidos em relação à saúde bucal do gato é a influência que tem comida nele.

Uma coisa é absolutamente certa: uma boa dieta , saudável e equilibrada, é essencial para a saúde do gatinho em todos os seus aspectos; e os dentes não estão isentos disso.
Agora, costuma-se dizer que os gatos que comem ração limpam melhor os dentes e que, pelo contrário, aqueles que se alimentam de alimentos úmidos têm mais problemas.

Lembre-se então de:
• O uso de uma pasta de dentes especial para animais , aplicada com uma pequena escova de cerdas macias. Escovar exige treinamento e paciência, mas você se acostuma a partir dos 6 meses de idade, sendo suficiente três vezes por semana. Os dentifrícios contêm enzimas destinadas a agir na boca, favorecendo a placa aderida ao dente, mesmo quando não conseguimos escovar.
• O tártaro já formado só pode ser removido com uma limpeza oral sob anestesia , realizada pelo seu veterinário.
• Visita regular ao veterinário para um check-up periódico , que inclui o exame físico da cavidade oral. Uma visita anual é geralmente suficiente em cães jovens e nos mais velhos são recomendados dois reconhecimentos anuais.

A limpeza regular dos dentes do tártaro é uma garantia de higiene e hálito fresco! E conte para nós. Você também faz a limpeza dos dentes de seu gato?

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

alergias em cachorro

Tratamento de alergias em cachorro

É muito comum que esses animais sejam afetados por diferentes alergias, desde o ambiente, pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *