Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / Maine coon: características e cuidados fundamentais

Maine coon: características e cuidados fundamentais

A raça felina Maine Coon é famosa por ser uma das maiores do mundo em termos de gatos domésticos.

Grandes felinos são os preferidos de muitos, e entre as raças que os amantes de gatos preferem está o gato Maine Coon, que vem ganhando popularidade nos últimos anos

gigante por excelência do mundo felino doméstico é o  Maine Coon ou Maine Cat . Sua principal característica é que é o gato imponente que existe no planeta.

Sem ser obeso, você pode pesar quatorze quilos e, apesar de sua aparência impressionante, seu caráter transmite a sensação reconfortante de grande confiança e serenidade. Na verdade, é a mistura equilibrada de doçura e componentes selvagens, pois é um excelente caçador.

Raça Maine coon origem

Maine coon

O Maine Coon é uma raça endêmica dos Estados Unidos , especificamente do estado do Maine.

Estima-se que cerca de 1850 gatos de pêlo longo chegaram da Europa e da Ásia, que acasalaram com gatos de pêlo curto locais, o que resultou em gatos de grande porte, cabelos compridos e fortes. Sua cauda anelada lembrou de guaxinins, por isso, é conhecido como “coon”, diminutivo de guaxinim , guaxinim em inglês.

Esta raça era popular em ambientes rurais e foi difundida em fazendas no nordeste da América. Eles foram importados do Reino Unido em 1980 e em 1982 foram reconhecidos pela FIFE. Mais tarde, em 1993, eles foram reconhecidos pelo GCCF. Ele é atualmente considerado um animal de companhia popular em todo o mundo.

Raça Maine Coon Características

Maine coon

Sem dúvida, uma das características distintivas e mais marcantes dessa raça é o seu tamanho. O Maine Coon é um gato poderoso, robusto forte, que deixa a maioria das raças domésticas de gatos bem abaixo em comparação com sua potência física.

Destaca em sua composição física seu corpo alongado e musculoso, sua cabeça quadrada e de tamanho médio ou grande, e a cauda longa e peluda.

Em sua cabeça bastante quadrada, destacam-se olhos grandes e profundos e grandes orelhas eretas, com cabelos compridos que lhe dão a expressão agradável, e também algo selvagem. Os olhos podem ser de qualquer cor, embora gatos de olhos claros sejam geralmente preferidos, mas a cor dos olhos dos gatinhos Maine Coon é uma questão de genética pura.

Embora tenha dimensões extraordinárias, é um gato pacífico , com um olhar doce, que pode ser considerado tão bom quanto grande. Seu comportamento é sempre amigável e brincalhão , e apesar do tamanho é agradável e divertido .

Tem um temperamento que o torna autônomo, pois é capaz de cuidar de si mesmo em qualquer circunstância. É um gato “trabalhador”, porque tem um instinto predatório desenvolvido que o torna muito adequado para a vida no campo, onde celeiros e haylifts serão perfeitamente guardados.

Ele é sociável com todos , mesmo com estranhos, e não é de todo lunático. Apesar do que foi dito até agora, ele pode morar em um apartamento – logicamente com um pequeno sacrifício – sob a condição de estar acostumado desde a infância.

A principal característica da raça Maine Coon é que ele é um gato grande . Sendo um dos maiores gatos domésticos, o gato Maine tem um corpo musculoso e  longo do que o de muitas outras raças de gatos de pelo comprido .

Exceto por alguma exceção rara, os machos são maiores e pesados ​​que as fêmeas . Pode levar cerca de três ou quatro anos para desenvolver plenamente seu tamanho e altura à medida que amadurecem lentamente.

Maine coon

É uma das  antigas raças de gatos naturais na América do Norte , o gato Maine Coon, ou Maine, é conhecida há mais de cem anos como a variedade estabelecida. Como o próprio nome indica, é originalmente do estado do Maine (EUA).

Entre as principais características físicas em que se destacam os gatos Maine Coon estão:

  • Peso: Os machos Maine Coon podem pesar entre 7 e 10 quilos e fêmeas entre 5 e 10 quilos. Mesmo assim, eles são bastante ágeis.
  • Orelhas: Elas também são distinguidas por suas orelhas longas e pontudas (como as de um lince), que coroam a cabeça quadrada.
  • Pele: Sua pele também é muito particular, é curta na cabeça, nos ombros, nas patas dianteiras e densa na barriga e nas patas traseiras. A cauda também é muito abundante. Sua crina sedosa e impermeável (é mais espessa por dentro), serviu para caçar e entrar em áreas arborizadas.
  • Cor: Existem em quase todas as cores, mas a  comum é a tigrada em marrom e marrom com listras pretas, lembrando gatos selvagens.
  • Dedos: Uma curiosidade desta raça, polidactilia. Há gatos Maine Coon que têm um ou mais dedos do que o normal, embora esteja se tornando menos freqüente, porque isso os desqualifica de competições.

Produto recomendado

Podemos acompanhar no texto que o cuidado com os pelos é algo necessário. Justamente por isso, que iremos indicar um produto importante e que você precisa ter. A rasqueadeira!

Gato Persa
Rasqueadeira Western Pet

Compre, clicando aqui.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia: saiba tudo sobre a raça

Ter um cachorro pode ser uma aventura e tanto. Com certeza adotar um companheiro destes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *