Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / Motivos para não comparar o seu gato com o seu cachorro

Motivos para não comparar o seu gato com o seu cachorro

Mas o cachorro socializa mais, e o gato não faz nada, só dorme”. Você já deve ter ouvido essas frases por aí. De pessoas fazendo comparações de cachorro com gato!

Claro, nós sabemos que eles são diferentes e por isso essa comparação. Mas se você tem cachorro e gato, e sabe das distinções da raça animal não há porque ficar fazendo esses comentários, por vezes desnecessários.

E em vista dessa comparação, os felinos acabam ‘perdendo’ e ficando uma aquela fama de que são insensíveis, não brincam e que apenas dormem.

 Porém, que tal parar com as comparações e estar mais aberto a conhecer o outro lado dos gatos?

Cada um tem as suas peculiaridades, e cabe a nós donos dos felinos e pet respeitar essas diferenças. Por isso, esse texto é para lembrar todos os donos de peludos para não ficar fazendo comparações, a menos que sejam comparações de amor!

Donos de gatos e de cachorros têm personalidades distintas, diz estudo

Antes de falar sobre a comparação de gato e cachorro que acontece frequentemente, um estudo já apontou que os donos de gatos e cachorros possuem personalidades distintas! Isso mesmo!

Os pesquisadores da Universidade Carroll, nos Estados Unidos através de estudos conseguiram concluir que os donos de cães são mais ativos e sociáveis. E enquanto os apaixonados por felinos seriam mais introvertidos, sensíveis e com a mente aberta.

Isso não quer dizer que donos de pet são todos sociáveis e de felinos sensíveis de mais. O estudo apenas apontou isso, porque realmente os cachorros estão mais presentes no dia a dia exigindo atenção e brincadeiras, enquanto o gato compreende tranquilamente o silêncio do seu dono. Não que isso seja uma regra.

Esqueça as comparações e viva as diferenças

Essa comparação dos gatos com os cachorros é comum de ouvir, e um dos comentários é dizer que os felinos tem a fama de serem traiçoeiros, individualista e insensíveis. Para quem tem gato, e sabe o amor e alegria que eles proporcionam, é muito triste ouvir esse comentário.

Principalmente pessoas que nunca tiveram gato tendem a falar que os gatos só dormem e não servem pra nada. Sabemos que os gatos têm personalidades distintas, assim como os cachorros, mas é injusto fazer esse comentário.

Diferenças de sinais de demonstração de gato e cachorro

Felicidade

Inclusive muitas das pessoas nem sabe identificar as diferenças que o felino e pet tem quando, por exemplo, expressam que estão felizes. O cachorro vai abanar o rabo.

E o gato? Ele vai expressar a sua felicidade através de um ronco leve que vibra da garganta ao tórax, mais conhecido como ronronar, que os seus donos reconhecem muito bem.

Pedir carinho

Outra das  comparações de cachorro com gato é carinho. No cachorro é fácil. Ele senta ao lado do seu dono, ou ainda pede colo. Com o gato, é diferente. Ele sinaliza pedindo carinho por meio de gesto com a cabeça! Ele olha com aquele olhar e gostar de receber um cafuné na cabeça.

Uma dica: esqueça a barriga e o rabo. Os gatos não costumam gostar de carinho nessa região.

Brincadeiras

Os cachorros podem se divertir com muitos brinquedos. É claro que brincar com o seu dono é mais divertido. Agora, quem disse que os gatos não gostam de brincar? Eles adoram!

Experimente dar bolinhas de papel, ou então uma caixa! Eles fazem a maior folia. É possível os ver curvando as costas, empinando o rabo quando saem de cena. 

Em relação ao carinho, enquanto os cachorros tentam pular no colo, os gatos por sua vez, se esfregam para demonstrar carinho e também marcar território. Eles possuem glândulas no rosto, nas patas e em outros lugares do seu corpo. Sendo assim, ele também marca território.

Outra curiosidade é que enquanto os cachorros gostam de esconder um osso, os gatos gostam de dar presentes para os seus donos. E sabem como? Essa é a é a maior demonstração de amor que eles podem lhe dar.

O que eles fazem? Eles simplesmente vão aparecer com um inseto morto (barata) ou um graveto. Sim! Quando o gato deixa um presente para você, está demonstrando que te considera. Nada de dar broncas quando isso acontecer, ok? É uma demonstração de amor!

É fato também que ambos apresentam um comportamento diversificado, e isso claro que afeta a posturas dos bichinhos de estimação. E não há problema algum em criar os dois juntos! Por isso é injusta a comparações de cachorro com gato!

Já sabemos de lindas histórias de cães e gatos que vivem muito bem juntos. Então, não julgue o temperamento do gato ou cachorro se nunca teve um e nem faça essas comparações de cachorro com gato. 

A dica é estar com o coração aberto e quando sentir a vontade de adotar, adote! Os animais tem um poder de encantar a nosso rotina e de nos amar também!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Banho

O melhor tratamento antipulgas: Guia definitivo para acabar com infestações!

Você já assistiu algum filme que fale dos circos de pulgas de antigamente? Eles até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *