Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / O melhor tratamento antipulgas: Guia definitivo para acabar com infestações!

O melhor tratamento antipulgas: Guia definitivo para acabar com infestações!

Você já assistiu algum filme que fale dos circos de pulgas de antigamente? Eles até podem parecer bonitinhos e fofos, mas definitivamente você não quer um deles montado nos pelos do seu cachorro!

Cachorro madame

Existem muitos –muitos mesmo! – antipulgas diferentes no mercado. Alguns vem em pipetas, para aplicação direta sobre a pele, outros em comprimidos para ingestão e também os há em talcos, coleiras, sabonetes e shampoos. Todos são bons, eficientes e tem vantagens e desvantagens. Como escolher o melhor antipulgas para seu cachorro?

A resposta é: Depende! Cada caso é um caso! Alguns funcionam melhor em situação de infestação, enquanto outros vão bem para o controle regular. Também há de se considerar o ambiente onde o cachorro vive, se tem acesso regular à rua e outros cães, se vive em apartamento…são muitas variáveis a serem ponderadas antes de tomar uma decisão!

Neste artigo apresentamos um passo a passo definitivo para acabar com infestações de pulgas em casa e também conversaremos um pouco sobre os diferentes tipos de antipulgas, como usá-los com segurança e te ajudaremos a decidir de vez qual é o melhor antipulgas para seu cão!

Cachorro carinho

Infestação de pulgas: Como resolver?

Se você tem animais em casa, certamente já passou por uma infestação de pulgas, vindas sabe-se lá de onde. Algumas vezes, parece que elas surgem do nada! Especialmente no verão, essas minúsculas parasitas marcam presença na pele dos cachorros e gatos. Até mesmo daqueles que vivem em apartamentos, com pouco acesso à rua e outros cães.

Como isso acontece?

As pulgas são seres muito pequenos e que saltam muito rápido. Assim, um vento mais forte pode levar uma delas para seu quintal e, se seu cão não está protegido, a bagunça está feita!

Outra forma comum de contágio é através de plantas, onde elas ficam escondidinhas esperando uma vítima, ou por contatos –mesmo que breves- com animais infectados. Elas pulam de um cachorro para o outro com muita facilidade!

Cachorros petisco

E as pulgas se reproduzem muito rápido. Uma só pulga consegue infestar um animal e uma casa em poucos dias! De repente, seu animalzinho não para de se coçar e, se ele tem acesso à camas e sofás, você e sua família também não! É picada para todo lado!

O grande perigo são as doenças que elas podem causar. Você sabia que foram as pulgas que disseminaram a peste negra na Europa no século XIV? Essa doença terrível acabou com um terço da população!

Hoje em dia, as pulgas ainda são responsáveis pela transmissão de doenças sérias. Entre as mais comuns podemos citar o tifo endêmico, dermatites, verminoses (sim, elas transmitem vermes!) e certas viroses, onde a pulga atua como vetor. Horrível, né?

Como você não quer isso para seu cãozinho e nem para sua família, o melhor a se fazer é um tratamento de choque!

Passo a passo para se livrar das pulgas de vez

Controlar e acabar com uma infestação de pulgas exige certas medidas, que devem ser tomadas todas juntas. Não adianta só tratar o animal, nem só higienizar o local. Há de se atacar todas as frentes para vencer essa guerra! Vamos lá?

  1. Dê um comprimido antipulgas

Apesar da eficácia comprovada de pipetas, talcos e outros, a maneira mais efetiva de controlar uma infestação já instalada ainda são os comprimidos antipulgas.

Rápidos, eles agem em poucas horas e livram seu cãozinho do sofrimento, possibilitando que os próximos passos sejam mais efetivos. Sim, tem mais o que fazer para livrar sua casa de uma infestação!

Outra vantagem dos comprimidos é que as crianças podem ter contato com os animais normalmente. Segurança total!

Os mais recomendados são:

Bravecto

O princípio ativo do Bravecto é o fluralaner. Ele é vendido em caixas com um tablete mastigável, que costuma agradar o paladar cachorro, facilitando a toma.

Bravecto só pode ser usado em cães com mais de 8 semanas de vida e peso acima dos 2Kg. É um poderoso antipulgas e carrapatos e elimina ambos parasitas em apenas 12 horas! Além disso, este antipulgas tem eficácia prolongada: Um só tablete e seu cachorro fica protegido contra reinfestações por até 3 meses.

O Simparic também é uma excelente opção! Trata-se de um comprimido mastigável de sabor agradável para o animal, vendido em caixas com 1 ou 3 comprimidos. Seu princípio ativo é o Sarolaner, potente antipulgas e carrapatos que também auxilia em tratamento de sarnas.

Esse comprimido antipulgas é mesmo muito rápido: promete eliminá-las em apenas 3 horas. E cada comprimido protege seu cãozinho por até 35 dias.

Comprimidos como o Capstar são muito efetivos, mas seu uso não é indicado no controle de infestações. Sua ação é extremamente rápida (ele acaba com as pulgas adultas em até 4 horas), mas a duração é curta: apenas um dia. O Capstar é indicado para quando seu cachorro foi exposto à parasitas de forma pontual. Outro uso importante de comprimidos como esse é em resgates: Aquele cãozinho que você achou na rua certamente tem pulgas! Dê um Capstar para ele e não leve esses bichinhos horrorosos para dentro de sua casa.

  • Higienize

Agora começa o trabalho duro!

As pulgas sobrevivem até seis semanas fora de um hospedeiro. Ou seja, mesmo que você dê um comprimido antipulgas para seu cachorro, ainda é possível que existam pulgas em sua casa. Para se livrar delas, arregace as mangas e comece a faxina!

  • Aspire tudo

Coloque um pouco de talco antipulgas, como o Toy dentro do saco do aspirador e aspire todos os locais aos quais o cachorro tem acesso. Isso inclui sofás e camas, e também as mantas e caminhas deles. Ao terminar, jogue o saco fora imediatamente, sem reaproveitar.

  • Pulverize

Use um produto à base de fipronil, como o FrontLine Spray e pulverize mantas e caminhas. Dá para usar em camas e sofás, e até em frestas e cantinhos da casa, onde as pulgas gostam de ficar escondidas.  Tenha muito cuidado durante este passo! Trata-se de um produto tóxico, que não deve ter contato com a pele humana. Use luvas e deixe o ambiente livre de pessoas e animais por algumas horas, para garantir a segurança.

O FrontLine Spray também pode ser utilizado diretamente no animal, na fase de manutenção. Outros medicamentos a base de amitraz, como o Amipur podem ser utilizados para dedetização do ambiente também. Leia a bula com atenção e siga suas instruções!

  • Manutenção

Agora que a infestação foi controlada, é hora de manter os animais e o ambiente livres de pulgas!

Para isso, você pode continuar administrando os comprimidos ou fazer uso de outras opções. São muitas! Também dá para combinar vários produtos, como coleiras e banhos com sabonetes antipulgas, por exemplo. Vejamos algumas:

  • Coleiras antipulgas

Basicamente, há dois tipos de coleiras antipulgas disponíveis no mercado: As tradicionais, como a Serestoe a  Tratto e as ultrassônicas, como a Coleira Pet-Western.

Ambos tipos são eficazes! Manter seu cachorro com uma coleira antipulgas é uma ótima maneira de evitá-las. Algumas são até bem bonitinhas, e vão ficar uma graça no seu pet.

A duração costuma ser longa. A Seresto, por exemplo, promete até 8 meses de eficácia.

  • Shampoos e Sabonetes

Se você dá banho em casa, pode utilizar shampoos e sabonetes antipulgas como coadjuvantes em sua guerra contra esses parasitas!

Boas opções para quem prefere são os shampoos da Toy ou da Snout. Já para quem prefere as barras, super recomendamos o Sabonete Matacura , tradicionalíssimo!

Esfregue bem o cachorro, deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue. Simples assim.

Banhos com shampoos e sabonetes antipulgas são complementares à outras medidas de controle. Não adianta só dar banho, tem que combinar com outros métodos, como as coleiras de que falamos acima, os comprimidos ou as pipetas.

  • Pipetas

As pipetas antipulgas são modernas e bastante eficazes, com duração média de 30 dias. O produto deve ser aplicado na parte alta do pescoço do animal, para que ele não tenha acesso ao medicamento. E há de se ter em conta que as pipetas, em sua maioria, são tóxicas para humanos! Então nada de deixar a criançada brincar com o cachorro logo após a administração!

Outra vantagem é que algumas marcas permitem o uso em filhotes, como o Revolution.

Revolution

Por outro lado, algumas espécies de pulgas parecem haver adquirido certa resistência a alguns dos princípios ativos utilizados em pipetas. Claro que os laboratórios responsáveis por esses medicamentos seguem estudando e testando maneiras de superar essa possível resistência e tornar as pipetas mais eficientes e por isso, vale a pena investir nesse tipo de produto também. Use-as em combinação com outros meios, como talcos e shampoos.

Cachorro tomando banho

Pronto! Agora que você já sabe como se livrar da infestação de pulgas, corre no site da Adoro Patas! Lá você encontra todos os produtos citados aqui e muitas outras opções, com o melhor preço do mercado e entrega super rápida!

Ah, e continue aparecendo aqui no Blog! Tem muito mais dicas e informações no forno, prontinhas para sair. Você não vai querer perder!

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Cachorro amarelo de coleira

Qual é melhor tipo de coleira para cachorro?

Você já deve ter visto tudo o que é tipo de coleira por aí, seja …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *