Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / O que não fazer ao interagir com o cachorro pela primeira vez?

O que não fazer ao interagir com o cachorro pela primeira vez?

Você já viu um cachorro e deu aquela vontade de fazer carinho? Ou até mesmo entrou em um local onde existem cães e gostaria de dizer “oi” para um deles? Como muitas pessoas são amantes de cães, é difícil resistir a um rosto peludo!

E comum ao ver um cachorro ou filhote de cachorro, e vem aquele desejo de correr e acariciar o pet. Isso lhe é comum? Se  até hoje não lhe aconteceu nada, agradeça! Acontece que nem todos os cães gostam de cumprimentar pessoas estranhas. Vamos explicar mais a respeito disso no texto. Acompanhe!

Dicas de segurança aos donos de cachorros

Como dono de um cão, é de sua responsabilidade conhecer a personalidade do seu cão, os sinais de estresse e limites.

E não apenas isso! É importante evitar situações que colocam o cão em uma situação potencialmente estressante e perigosa.

Neste sentido, é válido também observar sinais de estresse ao encontrar pessoas, animais e situações. Por isso:

  • Evite incentivar os estranhos a se aproximarem e acariciarem seu cão; em vez disso, deixe seu cão se aproximar deles;
  • Mantenha seu cão solto quando estiver em situações potencialmente estressantes para que ele possa se afastar facilmente de uma pessoa ou animal se parecer desconfortável.

Cães são muito parecidos com humanos. Assim como você não olharia a um estranho, e não iria querer encarar um cachorro aleatório.

No entanto, o inverso também é verdadeiro. Caso esteja interagindo com uma pessoa e essa pessoa não olha nos seus olhos (pelo menos por alguns momentos), essa outra pessoa pode assustá-lo. O mesmo vale aos cães.

Como não cumprimentar um cão

Interagir com o cachorro

Há uma série de fatos de seres humanos bem intencionados cometem aos cães inocentes quando se encontram pela primeira vez. Quem pode honestamente dizer que nunca foi culpado de uma dessas infrações?

  1. Negligenciar a permissão da pessoa do cão para encontrar seu cão.
  2. Alcance a cabeça do cão e dê tapinhas, pancadinhas.
  3. Coloque seu rosto perto do rosto do cão e arrulhe: “Oh, que fofo”.
  4. Identifique um cão que deseja quer conhecer, faça contato visual direto e sem piscar e se aproxime rapidamente do cão fazendo vocalizações agudas.
  5. Veja um pacote irresistível de pelo e caminhe por trás do cão para esfregar com entusiasmo a garupa bonitinha.
  6. Aproxime-se de um cão olhando diretamente a ela e, ao se aproximar com os braços estendidos, bata palmas ou clique com os dedos no rosto do cão.
  7. Observe um cão doce deitando-se, agachando-se na cintura e deslizando lentamente em direção ao cachorro com o braço esticado.
  8. Acredite que, porque você ama os cães, todos os cães também amam você, e que você pode renunciar às formalidades que os humanos comuns devem observar.

Qual é segredo sobre acariciar cachorros?

Muitos cães não gostam de saudar estranhos, é apenas a personalidade deles. Quando as pessoas cumprimentam os cachorros, elas caminham direto e começam a acariciá-los. Enquanto alguns cães adoram saudações, muitos cães acham as saudações desconfortáveis ​​devido ao contato físico indesejado.

Muitos cães medrosos tentam recuar, mas a coleira impede que eles se movam, então os cães aprendem a morder  as saudações. Pense desta maneira: Você ficaria à vontade se estranhos completos passassem por cima de sua cabeça? É exatamente assim que alguns cães se sentem, portanto, respeite seu espaço pessoal.

Quando cumprimentando um cão pela primeira vez?

Interagir com o cachorro

Quando vê um cachorro, fique parado e não faça contato visual com o cão. Olhe para o dono do animal e pergunte se você pode acariciá-lo.

Os donos de animais de estimação que escutam as escolhas de seus cães logo deixarão os admiradores saberem que seu cão não está confortável com as saudações.

O dono do animal pode dizer: “Meu cachorro não é amigável” ou “Ele pula”. Se for esse o caso, respeite a decisão do dono do animal de estimação, e evite cumprimentar.

Tentar convencer um dono de animal de estimação de que você é um mago de cachorro só tornará a situação estranha. Basta dizer: “Seu cachorro é lindo e eu o admiro por ficar ao lado das escolhas de seu cachorro”.

Deixe o cão escolher para cumprimentar

Se o proprietário de um animal concordar em deixar o cão encontrá-lo, é importante perguntar primeiro ao cão. Deixe o cão fazer o primeiro movimento enquanto estiver parado. Se um cão se aproximar de você, deixe o cão caminhar em sua direção e cheirar as pernas e os sapatos. Não se curve e acaricie o cachorro; em vez disso, abaixe-se e deixe o cão cumprimentá-lo primeiro.

Quando acariciar um cachorro, esfregue seu peito lentamente e pergunte ao dono do animal se pode dar um tratamento a ele. Lentamente, levante-se, enquanto conversa com o dono do animal de estimação, e deixe o cão continuar a cheirar você.

Se o cão escolher ignorar ou se afastar, respeite a decisão do cão. Basta dizer: “Tudo bem, posso te adorar por aqui”. Forçar contato físico íntimo só assustará ainda mais o cão e ele aprenderá que os seres humanos são imprevisíveis. Apenas fique parado e ilumine a situação, e saiba que você ensinou a um cão medroso que as pessoas podem ser confiáveis.

Interagir com o cachorro

Linguagem corporal é tudo

Nunca corra para um cachorro com muita conversa e energia frenética ao cumprimentá-lo. Quando encontra um cão pela primeira vez, a linguagem corporal é tudo – assim é a sua energia calma.

Ao lidar com cães, deixe de lado seu apego à linguagem e aos costumes humanos. Esta é a sua língua e se quiser conhecê-lo de uma forma favorável que agrada a ele, essas dicas podem realmente ajudar.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Melhores Brinquedos Para Cachorro Filhote No Apê!

Vê a fofura desse labrador filhote com uma pelúcia? Neste artigo você vai descobrir os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *