Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Por onde começar o adestramento dos cachorros?

Por onde começar o adestramento dos cachorros?

A alegria de receber um filhote de cachorro em casa é enorme. Quando olhamos eles tão pequenos, nem chegamos a pensar que eles dão um pouquinho de trabalho. Mas claro que sempre vale a pena, confira algumas dicas de adestramento!

E é por isso que o adestramento nos cachorros é tão importante, e o ideal, é que seja realizado desde que são filhotes. Na fase que são pequenos eles absorvem tudo, e neste sentido, não deixe de ensinar truques e adestrá-lo.

Pode onde iniciar?

Essa é uma das primeiras perguntas de quem quer saber como se realizar o adestramento. Algumas palavras são bem importantes os filhotes escutarem e saberem do que se trata: não, muito bem, aqui! Digamos que essas três palavras devem ser adotadas pelo tutor desde que ensina um filhote.

Vale sempre lembrar que a repetição é a chave de um bom adestramento. E claro, muita paciência. Dependendo do cachorro, indica-se chamar um adestrador profissional, mas se isso não for possível. alguém da família e com o apoio de todos podem fazer este serviço.

Outra questão é fazer o uso de recompensas diante de ações positivas. Eles irão entender muito bem e para ganhar aquilo que querem vão ter ações positivas. E é válido lembrar que adestramento inteligente não combina com violência. Isso deixa-o mais irritado e até traumatizado!

Truques importantes

Quando late demais: o cachorro late muito quando está entediado e agitado. Por isso, recomenda-se levar para passeios, comprar brinquedos e quando possível se entreter com ele. Claro que um latido diário é normal, até porque é uma forma de ele se expressar. Ele só não pode ficar latindo pra qualquer coisa, isso demonstra que não teve um bom adestramento.

Pular nas pessoas: algumas pessoas não gostam, e dependendo da situação pode assustar e até sujar a roupa da pessoa. Nesta hora, uma dica é quando o cachorro tentar pular em alguém, você pode borrifar com água o seu rosto.

Xixi no lugar certo: uma das queixas de muitas pessoas é o filhote não fazer o xixi no lugar certo. E dependendo do adestramento, ou falta dele, isso pode se prolongar para a vida adulta. Primeiro, não se pode esfregar o focinho na sua necessidades como xixi e cocô, ou, utilizar o jornal para fazer barulho. Então, deixe claro onde você quer que ele faça, e evite assimilações complexas. Lembre-se: os cachorros demoram pra aprender. E depois, seja claro com o que você quer incentivar.

Qualquer adestramento deve ser guiado com respeito, paciência e dedicação. Assim, como as crianças os cães também levam um tempo para aprender.

Neste vídeo abaixo há dicas bem interessantes. Assista!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

5 brincadeiras para fazer com filhote de cachorro

Quem adotou ou comprou um pet pode se preparar que algo que eles gostam muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *