Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Por que seu gato faz xixi no lugar errado?

Por que seu gato faz xixi no lugar errado?

Os gatos são conhecidos por serem muito higiênicos, até muito mais que os cachorros. Mas você já deve ter ouvido alguém falar que o gato fazia xixi fora da caixinha, ou ainda, pode ser que o seu gato tenha feito ou ainda faz. Neste texto nós iremos explicar quais os motivos podem estar por trás dessa atitude nada convencional dos gatos.

Rotina dos gatos

Os gatos costumam ser bem metódicos. Isso quer dizer que eles tem horário para comer e também para fazer as suas necessidades. E, se por ventura em algum momento o seu gato começar a fazer xixi fora da casinha é porque essa rotina não está sob controle. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que a rotina dos gatos está muito associada a rotina com a vida dos seus donos. Eles costumam adaptar a sua rotina de acordo com a vida dos seus donos. E quando a rotina dos donos começa a ficar mais conturbada é porque os gatos sentem isso em sua vida e logo, uma das coisas para chamar a atenção do dono e lhe dizer que algo está errado e começar a fazer xixi fora da caixinha! Mas esse pode não ser o único motivo. Existem outros e vamos comentar.

Razões para o gato fazer xixi fora da caixa

Mudança da caixa sanitária: os gatos são muito apegados a rotina e lugares. E quando algo lhes foge do controle eles podem começar a ficar irritados. E se você gosta de ficar trocando a caixa sanitária de lugar, talvez é melhor escolher um local e deixá-la por lá por muito tempo. Seu gato agradece!

Caixa sanitária suja: como já falamos os gatos são bem higiênicos. E é claro que se a caixa está muito suja o seu gato pode se recusar a fazer as suas necessidades na caixa sanitária e fazer no lado ou até em outro lugar. Por isso, tente sempre limpar a caixa sanitária e trocar a areia quando sentir que há necessidade.

Caixa muito fechada: os gatos gostam de ter o controle sobre as coisas. E mesmo que os gatos costumem amar caixas (de papelão), eles podem acabar se sentindo desconfortáveis em caixas sanitárias que são muito fechadas. Isso pode trazer um desconforto e assim o gato não consegue realizar suas necessidades físicas no local.

Caixa sanitária no lugar certo: os gatos são discretos e por isso, opte por colocar a caixa sanitária num lugar calmo onde o gato possa fazer as suas necessidades bem tranquilo.

Falta de atenção, estresse, mudança total de rotina: os gatos também gostam de carinho assim como os cachorros. E se você estiver falhando com ele nesse sentido, ele pode fazer xixi para chamar a atenção. O mesmo vale quando ele ficar estressado ou sentir que algo de errado está acontecendo na casa.

Os gatos são bem comportamentais. Observe o seu comportamento e veja se algo não está bom, aja!

Quer adquirir caixas sanitárias? Clique aqui no link e veja algumas opções.

 

 

 

 

Referência: http://www.linkanimal.com.br

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Adoro Patas Gatos

Como alimentar seu gato

Os gatos são animais carnívoros. Isso significa que eles precisam de uma fonte de proteína …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *