Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Pug: o cachorro queridinho do momento

Pug: o cachorro queridinho do momento

Eles possuem um olhar ursinho de pelúcia e muitas vezes fica até difícil resistir a esses peludos.

Se estiver procurando por um cachorro pequeno que seja carinhoso e que goste de estar em casa, os Pugs são perfeitos. Que tal conhecê-los um pouco melhor? Vamos falar nesse texto os cuidados com a raça!

História do Pug

Embora seja atualmente quando este cachorro foi popularizado, ele é uma das mais antigas raças de cães . O pug é originário da China e especula-se que seja do cruzamento entre pequinês e pequenos mastins.

A origem da palavra Pug não está bem determinado, mas são várias hipóteses:

  • Pode vir do latim “pugnus”, que significa punho. Pela suposta semelhança da cabeça do pug a um punho fechado.
  • Outra teoria aponta ao caráter de “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare, chamado Puck, pixie servindo o protagonista em obter a flor mágica capaz de amar.
  • Do inglês «pugnose», que significa nariz arrebitado.

Características gerais do Pug

Pug

  • Altura: 15 a 35 cm.
  • Peso: 3 a 10 kg
  • Expectativa de: 12 a 14 anos.
  • É ideal em: casas, apartamentos, apartamentos, crianças.

O pug é um cachorro de tamanho pequeno e corpo rechonchudo, mas  compacto e músculos fortes .

Sua cabeça é grande, redonda e coberta de rugas. Seu focinho é o achatado, quase achatado, e seus olhos redondos, grandes e escuros, tendo assim a aparência doce.

É claro que toda essa composição acaba deixando o Pug um cachorro  lindo. O pug tem orelhas pequenas e sua disposição pode variar; alguns os têm dobrados para trás, chamados “orelhas em rosa”, e outros têm “orelhas de botão”, que são dobrados a frente e apontam as olhos.

Como são os Pug?

Pug

A raça de cachorro Pugs são dóceis , mas têm um notável senso de humor. Por meio de seus rostos enrugados e olhos grandes, eles podem alcançar inúmeras expressões diferentes, a tal ponto que em algum momento  pode ter a sensação de que seu Pug está tirando sarro de você – muito amorosamente, é claro.

Se o seu cachorro está ofendido (embora talvez seja só porque ele está relaxando), não se assuste: a forma particular do nariz e da testa enrugada lhe dão aquele ar desesperado que todos amamos. Não se esqueça de cuidar e abraçá-lo, o seu Pug estará sempre pedindo mais!

Doenças comuns na raça Pug

O pug por causa de suas características anatômicas, pode estar propenso a problemas de saúde.  Primeiro, saiba que todo cuidado é válido aos cachorros em geral:

Cuidar de um cachorro de qualquer raça inclui quatro pontos principais:
1.Garantir condições confortáveis ​​de manutenção;

2. Alimentação em relação à raça e características constitucionais
3. Procedimentos de higiene e cuidados pessoais
4. Caminhada diária

Atenção aos olhos da raça Pug

Os olhos de um Pug chamam a atenção de muitos. Eles refletem totalmente todas as experiências e humores do animal de estimação. Mas são os olhos – o ponto fraco da raça, que precisa de atenção especial.

Como cuidar de um pug para que seus olhos estejam sempre saudáveis? Essa região do Pug é muito sensível. Qualquer sujeira ou poeira já machuca os olhos. Filhotes especialmente curiosos sofrem  isso. E a poeira que entra nos olhos é a causa frequente de inflamação.

No entanto, tudo é solucionável! De modo que há menos problemas – ensine-se todos os dias a olhar aos olhos do animal de estimação. Nos cantos apareceu muco? – Retire-o com um algodão seco ou um cotonete embebido em água fervida. Mas nem um dedo e direito para a caminhada!

Caso algo tenha ocorrido nos olhos da raça Pug, indica-se lavar eles com soro fisiológico e aplicar pomada antibiótica nos olhos. A cura de feridas e arranhões do globo ocular é facilitada pela regeneração de gotículas como o taupo. Não use qualquer medicamento, indica-se consultar o veterinário.

Cuidando do pelo da raça Pug

Pug

O Pug tem um pelo curto, liso, tornando-se muito fácil de manter o bem cuidado, permitindo que o nosso cão olhar olhar radiante, no entanto, não devemos confundir a manutenção fácil com o fato de não ter que realizar sem cuidado.

A pelagem deve ser escovada de preferência com a escova de borracha , e terminaremos escovando com cuidado uma escova de cerdas duras. Em tempos de  troca de estação, observaremos que o nosso cachorro solta mais pelos e será necessário aumentar a frequência da escovação.

Este hábito não só cuida dos pelos do nosso cachorro e ajuda-nos a detectar parasitas, como também nos ajuda a habituar- nos à manipulação , essencial a estes cães que, por vezes, podem ser um tanto teimosos e teimosos

Produtos recomendados

Shampoos de ótima qualidade são recomendados. Em nossa loja virtual, poderá conferir a variedade de produtos. Clique aqui.

Como dar banho em Pug?

Pug

As rugas do seu rosto podem acumular sujeira e ser um fórum de infecções, por isso vamos adotar as seguintes medidas e evitá-lo:

  1. A primeira coisa que devemos fazer é ferver a tigela de água ou chá.
  2. Uma vez fervido, deixe esfriar até atingir a temperatura quente.
  3. Quando está frio, vamos umedecer um pouco de algodão e enxugar suas rugas e olhos dele.
  4. Com um algodão seco, vamos passar por cima de suas rugas e evitar irritações e infecções.

Devemos realizar esses cuidados pelo menos uma vez por semana.

E então? Preparado em ter um Pug?

Produtos recomendados

O Pug é uma raça que gosta de conforto. Vale investir em bons produtos e de qualidade. Roupas para cachorros que vivem em regiões mais frias, é recomendada, como também uma cama!

Cama disponível na Adoro Patas

Quer comprar? Clique aqui!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como funciona um hotel para cachorros e gatos?

Boa parte da população mundial tem um animal de estimação e dar a ele todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *