Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Quais as vacinas para cachorro filhote?

Quais as vacinas para cachorro filhote?

Quando você traz aquela bolinha doce e fofa de um filhote em sua casa, sabe imediatamente que ela depende de você.

Cabe a você dar a ela todo o cuidado que ela precisa todos os dias. Pode ser um pouco intimidante – ela precisa de comida nutritiva, muita atenção, treinamento gentil, brinquedos seguros, socialização, uma casa confortável e cuidados veterinários adequados. E isso inclui vacinas aos filhotes ao longo do primeiro ano.

Quais vacinas um cão precisa?

As vacinas são a proteção mais confiável que pode dar ao amigo canino. Isso ajudar a evitar que o pet pegue doenças perigosas, como cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite infecciosa canina, raiva, tosse do canil, da babesiose e da doença de Lyme.

A recomendação emitida pelas diferentes autoridades regionais diferencia entre vacinas obrigatórias e vacinas opcionais aos filhotes.

Vacinas obrigatórias e vacinas opcionais aos filhotes

vacinas para cachorro filhote

As vacinas obrigatórias aos filhotes são aqueles que qualquer cão deve ter em todos os momentos. Eles são necessários pra proteger o animal e, em parte, os donos, de patógenos que podem pôr em risco suas vidas.

Estas são as vacinas aos filhotes que não devem faltar ao  fiel companheiro. Além disso, se quiser viajar com o cachorro, lembre-se de que conseguir entrar em muitos países, será necessário mostrar o cartão de vacinação.

Em relação às vacinas opcionais, a recomendação é relativa. Mas o fato de eles serem opcionais não significa que eles sejam menos importantes, mas que eles não afetam todos os cães igualmente.

A importância dessas vacinas depende de vários fatores: idade, constituição e ambiente. Portanto, cada caso é considerado individual e será necessário esclarecer se é conveniente vacinar.Antes de decidir se é a favor ou contra as vacinas opcionais, é aconselhável que visite o veterinário, e avalie os benefícios e riscos.

Vacinas obrigatórias nos cachorros

vacinas para cachorro filhote

Estas as doenças contra as quais é obrigatório vacinar o cachorro :

  • cinomose: canina cinomose, também chamado de cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar sérios problemas gastrointestinais, distúrbios respiratórios (tosse intensa, secreção de pus nos olhos e nariz) ou convulsões e paralisia (conhecida de cinomose nervosa) .
  • Hepatite canina crónica (CHC): O adenovírus canino, que causa hepatite infecciosa, é geralmente adquirido através de água ou alimentos contaminados com a urina. Inicialmente provoca febre e inflamações renais e oculares. Se o vírus afetar o fígado, causará apatia, vômito e diarreia. Infelizmente, a hepatite crônica canina pode causar a morte, especialmente em cães jovens ou fracos.
  • Parvovirose: parvovírus é causado pelo parvovírus canino, um vírus de DNA altamente contagioso e resistente.Eles são principalmente filhotes que morrem de intoxicação ou desidratação devido a vômitos severos, febre alta (até 41,5 ° C) e diarréia sanguinolenta.  Mas mesmo quando um animal parece ter superado a doença, ele geralmente morre alguns anos depois por causa de imunodeficiência ou problemas cardíacos, ambos efeitos a longo prazo do parvovírus.
  • Leptospirose
    leptospirose canina é espalhada por uma espiroqueta bactérias chamadas Leptospira, que se encontra no solo e na água contaminada. Esta doença contagiosa pode causar falência de órgãos em cães jovens ou com um sistema imunológico enfraquecido, e muitas vezes é terminal. A leptospirose se espalhou nos últimos anos e, uma vez que pode ser transmitida aos humanos, a vacinação é recomendada com urgência, pois é uma doença muito perigosa.
  • Raiva * A raiva, como a leptospirose, pode se espalhar nos seres humanos. Em ambos os casos, trata-se das chamadas zoonoses e é obrigatório dar parte delas. Nos cães, a raiva é transmitida pelo lyssavirus e os sintomas são salivação excessiva e um alto nível de agressividade. Esta doença é terminal.

Cronograma de Vacinação do cachorro

vacinas para cachorro filhote

Antes mesmo de pegar o cachorro – seja de um criador, um abrigo ou um amigo – deve visitar o veterinário. Idealmente,  leva o filhote ao veterinário antes mesmo de levá-lo na casa pela primeira vez.

Quanto mais cedo melhor, o o veterinário pode dar ao o cachorro um exame adequado, incluindo um exame fecal de parasitas intestinais, e ajudá-lo a agendar as vacinas do o filhote.

A programação exata das vacinas dos filhotes dependerá dos fatores mencionados acima e das recomendações do o veterinário, mas geralmente os filhotes começam a receber vacinas por volta das seis semanas de idade e continuam até os 5 meses de idade, seguidos por doses anuais ou semi-anuais dependendo a necessidade.

Reações / Complicações

As complicações graves das vacinas podem ser raras e, na maioria dos casos, os benefícios superam os riscos. Às vezes, as vacinas podem desencadear reações alérgicas leves, como urticária e edema facial, e, muito raramente reações graves,  vômitos e febres.

Mais vacinas é melhor?

Veterinários e donos de animais costumavam acreditar que “mais é melhor” quando se tratava de vacinas.

Mas agora sabemos que há perigos muito reais em todas as vacinas dadas.

Assim, ao projetar um esquema de vacinação aos filhotes, o objetivo é pegar a pequena janela no tempo em que os anticorpos maternos são baixos o suficiente e não bloqueiam a vacina, mas o filhote é jovem o suficiente de não ser colocado em perigo desnecessário. da exposição a vírus no ambiente.

Os anticorpos maternos enfraquecem com o tempo, mas a taxa de enfraquecimento difere entre cães diferentes e até raças diferentes. Especialmente quando se trata de parvovírus.

Os anticorpos maternos podem durar mais do que outras doenças comuns em filhotes – contanto que 26 semanas em alguns cães – e isso representa um problema para a nossa agenda de filhotes.

Esta falta de previsibilidade é porque os filhotes são vacinados a cada duas a quatro semanas até as 16 semanas de idade.

E você? Já cuidou da vacinação do pet?

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

cachorro tomar água

Quantidade de água que um cachorro deve tomar por dia

O cachorro está bebendo muita água? O gato não está bebendo bastante água? Muitos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *