Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Quantos anos vivem cães e gatos?

Quantos anos vivem cães e gatos?

É inevitável não falar em expectativa de vida de cães e gatos. Eles são para os seus donos muito mais que companheiros. Donos de pets criam com eles verdadeiros laços que nem o tempo é capaz de apagar. Mas como se sabe, a morte é uma das certezas da vida. E a gente sabe que os nossos bichinhos não vivem tanto quanto os seres humanos.

Hoje com o avanço da medicina veterinária, desde rações mais saudáveis e balanceadas, cirurgias avançadas e vacinas, conseguiu-se de certa forma aumentar e melhorar a expectativa de vida dos bichinhos de estimação. Mas você sabe quantos anos vivem cães e gatos?

cat-and-dog-775116_1920

 

Explicativa da expectativa de vida de cães e gatos

Alguns fatores que levam a morte dos bichinhos são: câncer, doenças em geral como diabete, e até o envelhecimento dos pets que acabam não tendo mais tanta vitalidade como antes. Os gatos vivem entre 16 e 20 anos, pois esse cálculo é feito de acordo com seu porte. Claro que isso também pode variar. Gatos que são mais cuidados e vivem dentro dos ambientes têm uma probabilidade maior de expectativa de vida.

dog-1017354_1920

Já para a expectativa de vida dos cães o cálculo é bem variável, pois leva em consideração o seu porte, raça e também qualidade de vida. Um exemplo básico: cães de porte pequeno vivem aproximadamente 15 anos. Cães de porte médio 14 e cães de porte grande 10. Mas vale ressaltar que isso pode variar muito. Há cães que chegam a viver 20 anos. Já há outros morrem novos.

Já a idade deles é diferente da nossa. Mas isso a gente explica em outro post. Os números que falamos  variam de acordo com muitos fatores, desde o estilo de vida e a saúde da própria raça.

Aspectos que influenciam no envelhecimento

Não podemos impedir que nossos bichinhos de estimação não envelheçam. Essa etapa faz parte de um processo natural da vida e nós como seres humanos precisamos respeitar e compreender que a morte um dia vai chegar aos nossos pets.

Claro que mais tarde melhor, mas pra isso é importante se atentar para alguns aspectos que influenciam na expectativa de vida de cães e gatos. Sabemos que algumas raças são mais sensíveis a doenças, por isso, nestes casos é fundamental os cuidados relacionados à higiene e bem estar da saúde do animal.

blind-574263_1920
Cão que perdeu a visão

Muitos fatores influenciam para o seu pet viver mais. Uma boa alimentação é fundamental para que a sua expectativa de vida aumente. É importante também que você brinque com ele e não deixe faltar carinho e amor, pois eles costumam ser bem carentes, principalmente os cães. E claro, a ida ao veterinário deve ser feita regularmente.

Além de tudo isso, saiba ter paciência quando seu cão ou gato envelhecer. Alguns ficam cegos, outro tem dificuldade para andar e até comer. Nestes momentos, o dono precisa ser um bom companheiro e facilitar a vida de seu bichinho, procurando lhe dar atenção e suprir todas as necessidades. Afinal, por tanto tempo ele foi seu melhor amigo não é mesmo?

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

face-de-cachorro-marrom-lambendo-focinho

7 Fatos incríveis sobre seu cachorro que você não sabia!

Os cães são animais extremamente leais e amorosos e certamente merecem serem considerados nossos melhores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *