Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Será que amor entre cães e donos é o mesmo de pais e filhos?

Será que amor entre cães e donos é o mesmo de pais e filhos?

Será que amor entre cães e donos é o mesmo de pais e filhos?

Os números estão ai para mostrar que o número de cães e gatos invadiu literalmente os lares brasileiros.  Segundo dados do IBGE  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil são aproximadamente 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos.

É curioso também que os dados de 2013 mostram que há mais cachorros do que crianças no país, já que elas representam  44,9 milhões de crianças até os 14 anos. E a tendência é que o número de cães apenas aumente até porque muitas famílias não estão tendo filhos. Mas não é sobre isso que queremos apontar. Mas você acha que o amor entre cães e donos é o mesmo de pais e filhos? 

one-866313_960_720

Amor de dono e cão

Não podemos fazer uma comparação e colocar tudo na mesma caixa. Mas de acordo com uma pesquisa feito por Miho Nagasawa, da universidade japonesa Azabu, a troca de olhares entre o cão e o seu dono faz disparar os níveis de ocitocina. Logo o resultado desse hormônio é relacionado com a conduta paternal e maternal. Não é mesmo interessante?

Os pesquisadores relataram o seguinte: “O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”, concluiu a pesquisa.

Cães e donos: unidos pelo afeto

E não vamos contestar os resultados desta pesquisa. Quem vai dizer que não existe um afeto entre o dono e o seu cachorro? Quantos donos não fazem imensas coisas para ver seus pets bem? E quando estão doentes?

Claro que não podemos dizer que gerar um filho é a mesma coisa que ter um cachorro, mas é preciso respeitar esse amor fraternal. Você pode ter a sua opinião de que hoje o excesso e tratamentos envolvendo os cães possam até ter ultrapassado alguns limites, mas sabemos que o respeito é bom e por isso, respeite quem tem amor infinito aos animais.

black-1317083_960_720

Cães e donos: fortalecendo esse vínculo

Essa pesquisa mostra também que aqueles comentários de que é preciso separar a relação com o cão não funcionam na prática. Hoje eles são integrantes da família e até amigos. E não apenas isso, ter um cachorro trás benefícios mentais e físicos para o seu dono, além de deixar mais feliz e saber que possui um amigo.

E tentando responder ao amor entre cães e donos de pai e filho, mais vale acreditar que eles são grandes amigos e que você pode ficar a vontade em chamar o seu pet do que quiser, se é pelo nome, ou de filho, ou o quer que seja. Afinal, eles continuam sendo os melhores amigos do homem e disso ninguém dúvida. Cães e Gatos são só amor!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *