Muitas doenças existem no universo pet. E uma considerada muito grave é a parvovirose canina. Essa é uma doença que quando não é tratada pode até matar o cachorro. Ela é muito comum em filhotes, mas nada impede que cães adultos sofram com essa doença.
Essa doença é transmitida através das fezes e entre os sintomas está à diarreia com sangue. Ocorre normalmente em filhotes com menos de 6 meses, isso porque eles têm uma imunidade mais baixa. Você sabe quais são os outros sintomas e como ela pode ser prevenida?
Sintomas da parvovirose canina
- Vômito;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Febre;
- Letargia;
- Desidratação;
Como prevenir?
A melhor prevenção é a vacinação. São aplicadas de duas a três doses e já com apenas 45 dias de idade, o filhote deve tomar a primeira dose. Depois, é preciso ver com seu médico veterinário como será as outras duas ou três doses. E é importante que anualmente a vacina seja realizada, para diminuir os riscos e assim prevenir a parvovirose canina.
Outro cuidado é evitar que o seu cachorro sadio tenha contato com um cão infectado, principalmente cachorros que não foram vacinados, por isso, a vacina é tão importante para a prevenção.
Diagnóstico e tratamento
São realizados exames de sangue e de fezes para verificar se de fato o animal está com parvovirose canina. Por isso, é tão importante a prevenção através da vacina. O mais indicado é que logo após verificar os sintomas, o dono leve o animal ao médico veterinário, pois assim melhores serão os resultados e as chances de cura.
Não há um tratamento específico, e assim o tratamento é sintomático. O tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados pelo animal. Uma das ações é a reposição de fluídos. Lembrando que a doença mata e dessa forma é importante ficar atento aos sintomas do cachorro e levar ele para as consultas com o médico veterinário regularmente.