Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Gato que não dorme a noite! O que fazer?

Gato que não dorme a noite! O que fazer?

Então você está no profundo sono quando percebe certas patinhas amassando o corpo. Ou até mesmo um leve miado. Desperta é o seu gato avisando que é hora de acordar. Você olha no relógio e são apenas 2 da manhã. Essa cena lhe é familiar?

Sabemos que uma boa noite de sono faz muito bem a nossa saúde. Mas se você tem um gato e que não te deixa dormir, isso coloca em risco a qualidade do sono. Muita calma que é possível reverter essa situação.

Se o gato é daqueles que troca o dia pela noite, meu amigo tutor não precisa se desapegar dele. Há várias maneiras de tentar solucionar essa questão e fazer com que o seu amigo gato seja o companheiro na noite. Acompanhe o nosso texto com dicas valiosas.

Sono do gato

O sono do gato

É verdade que os gatos dormem e muito! Em média, dependendo do gato, o sono varia de 12 a 16 horas por dia. Realmente eles sabem aproveitar bem a vida J

Porém, sabemos que os gatos gostam muito de fazer brincadeiras. Aquela história de que gato só dorme, vale a alguns e os mais idosos. Porque os novinhos tem muito energia e podem escolher a madrugada. Logo, irão brincar, e então acabar atrapalhando a noite de sono do tutor.

O grande problema é que grande parte dos gatos dorme durante o dia e quando chega a madrugada eles estão revigorados e atentos as brincadeiras Até os gatos entenderem que este não é o momento de brincadeira, pode levar um tempo sim. Porém, jamais puna o gato. Algumas dicas podem ajudar nesse processo.

Dicas para o gato dormir a noite

Há dicas que podem facilitar e ajudar o gato a dormir durante a noite. Mas primeiro compreenda que alguns hábitos dos proprietários também podem induzir o gato a ficar mais acordado à noite, principalmente no caso de se levantarem de madrugada por algum motivo recorrente e brincar com o felino nessas situações. Por isso, a rotina do tutor é importante porque estabelece a rotina do gato.

1.Alimentar o gato antes de dormir: a das principais refeições do gato deverá ser a noite. Então dê ração antes de você dormir. Isso fará que o gato dormir e conservar a energia que a comida forneceu ao gato.

2.Crie uma rotina: os gatos amam rotina e podem se sentir desconfortáveis sem a rotina. Por isso, se possível estabeleça desde pequeno um certa rotina. O interessante é você acordar e dormir no mesmo horário, o gato vai ir se acostumando. O mesmo vale por meio da refeição do gato que deve ser realizada em determinado horário, e claro, um momento dedicado ás brincadeiras. Se a rotina for muito tumultuada, então fica mais difícil o gato dormir à noite.

3.Crie espaços para o gato na casa: ou seja, monte alguns espaços onde o gato possa brincar durante o dia mesmo que ninguém esteja em casa. Por exemplo, a maioria gosta de prateleira. Gatos sobem, observam, dormem. As caixas também são as preferidas dos gatos. Nelas, os gatos podem se esconder, isso ativa o lado mais caçador. A sua caminha pra dormir, arranhador e brinquedos são fundamentais também.

4. Evite brincar com o gato durante a madrugada: caso o gato peça a sua atenção e queira brincar a noite, evite brincar com ele. No início vai ser difícil, porém será fundamental o gato entender aos poucos que esse é o horário de dormir e a brincadeira é em outro momento.

Se colocar essas dicas em prática, em menos de 10 dias provavelmente o gato vai assimilar que hora de dormir é de dormir. Só que é necessário rotina e muita determinação e jamais brincar com ele na madrugada.

Agora se você faz tudo isso e do nada o gato passou a ficar acordado durante a noite, talvez seja interessante levar o gato ao veterinário. Pode ser que esteja doente.

Por que os gatos precisam dormir tanto?

Sono do Gato

De fato, os gatos dormem e descansam o corpo e assim conservem a energia. Como eles tem ancestrais selvagens, que caçavam para sobreviver, é muito comum eles manterem esses padrões de sono.

Mesmo que hoje a maioria dos gatos domésticos não precise caçar, já que tem dieta rica em proteínas, esse padrão de sono permanece, e então essas tantas horas de sono.

Motivos que o gato acorda á noite

Sono do Gato

Podem haver sim alguns motivos pelo fato do gato estar acordando a noite. Vamos falar de alguns, e assim quem sabe poderá mudar essa situação e ter a noite de sono maravilhosa.

1.Problemas de saúde: se o gato começa a ficar acordando durante a madrugada, pode ser sim questão de saúde. Fique atento. Mais atenção ainda se for um gato velho. Ligue ao veterinário e agende a consulta e verifique a saúde do gato.

2.Tédio: o tédio pode ser um dos motivos pelo fato do gato evitar o sono a noite. Se ele fica muito tempo sozinho, dorme durante o dia, vai ser na madrugada que ele escolhe e quer brincar ou querer ficar do lado do tutor. Por isso, como mencionado nas dicas anteriores, brinquedos e brincadeiras são fundamentais a ele também. Esqueça aquele pensamento que gato apenas dorme e come. É necessário dar um pouco de atenção sim.

3-Iluminaçao excessiva ou falta: muita luz ou pouca também podem interferir na qualidade do sono do gato. Por exemplo, se você deixa a luz acesa, a TV ligada ou a iluminação da rua chega ao interior de sua casa isso atrapalha o sono do gato que consegue enxergar melhor a noite.

E então? Está preparado? Quer colocar essas dicas em prática?

Conte pra gente como é o sono do seu gato durante a noite!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Adoção de animais

Adoção de animais cresce no Brasil

A presença de animais de estimação nos lares brasileiros já não é nenhuma novidade. De …

2 Comentários

  1. Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.

    Vou compartilhar com meus amigos

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *