Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / Gato Siamês: cuidados e temperamento sobre essa raça

Gato Siamês: cuidados e temperamento sobre essa raça

Os gatos siameses são muito curiosos, sociáveis e carinhosos junto aos seus parentes e, portanto, uma excelente opção se você está procurando um animal de estimação em sua vida. Neste artigo você encontrará as principais informações que você deve levar em conta para tornar um gato desta raça parte de sua casa.

Há tantos tipos de gatos que fica até difícil escolher um. Grande parte dos lares brasileiros tem gatos sem raça específica, mas depois deles, a raça siamês é encontra nas casas brasileiras. É uma raça que se adapta bem e que chama a atenção por seus lindos olhos azuis. Logo, o contraste da pelagem mais cinza a bege, deixe este gato ainda mais elegante.

O gato siamês: um querido sociável

Para conhecer o gato siamês em profundidade, é útil saber que gosta de boa companhia. Vocalizando emoções e intenções é seu hábito, e essa característica o torna muito amável: seu miado não é intrusivo ou lamentável, parece um discurso que entretém junto ao seu companheiro humano.

Perfeito para quem quer estar sempre em companhia, este gato é menos aconselhável para quem ama o silêncio e a tranquilidade. Em suma, sua exuberância e sua tendência à atividade contínua são perfeitas para famílias grandes e famintas, onde nunca ficam entediadas.

Outro aspecto a ser cuidadosamente avaliado quando se trata de um siamês indomável é que ele não gosta de ficar sozinho : na família ele é sociável com todos, mas tem um relacionamento especial com apenas um membro do grupo, e esse vínculo nunca deve ser interrompido. por períodos muito longos.

Portanto, é importante ter em mente que o próximo não deve se afastar dos siameses por muitos dias. Finalmente, deve-se ter em mente que o último não gosta de dividir os membros da família e outros similares.

Ele deve ser o rei indiscutível da casa e focar a atenção em si mesmo. Um gato exigente que vai retribuir seus coabitantes de grandes doses de ternura e infinita simpatia.

Características do gato siamês

gato siamês

  • Peso:a fêmea pesa entre 3,5 e 4,5 kg e o macho pesa entre 4,5 e 5,5 kg.
  • Cabeça:muito bem proporcionada, no gato siamês moderno tem uma cabeça triangular e o siamês tradicional tem na forma de uma maçã.
  • Corpo:esbelto, elegante, médio e alongado.
  • Olhos:médios, amendoados, ligeiramente oblíquos e azuis brilhantes ou azuis profundos.
  • Nariz: reto e sem desvios da testa até a ponta, tem a mesma cor dos pontos.
  • Orelhas:são maiores que as de muitas raças felinas.
  • Pele:curta, fina, sedosa, lisa e firme. O pêlo de gato siamês do tipo tradicional é muito mais denso e áspero do que o do tipo moderno.
  • Cauda:longa, estreita na base e aguçada em direção à ponta.

Devido a um gene térmico, as áreas mais frias do corpo (pernas, cauda, ​​face e orelhas) são mais escuras do que o tronco, que geralmente é um tom bege ou creme. Nestas zonas de baixa temperatura, o pigmento é mais facilmente fixado.

gato siamês

O gato siamês se destaca por seu caráter curioso e afetuoso . Sua inteligência e capacidade de observar são alimentadas por sua curiosidade inata. Ele é extremamente carinhoso com seus adultos conhecidos, tornando-se deprimido se não for recíproco.

Portanto, não é bom estar sozinho o dia todo. É impaciente e costuma reclamar se não consegue o que quer instantaneamente. Assim, gosta de brincar e estar com crianças, além de escalar, se esconder ou caminhar ao ar livre.

Cuidados gerais gato siamês

Como qualquer outro gato, o Siamês requer cuidados. Leia quais são:

  • O gato siamês é muito limpo e meticuloso em sua higiene diária e não precisa de muito cuidado;
  • Escovar o pelo duas vezes por semana será o suficiente;
  • Boa ração;
  • Embora, em geral,  tenha boa saúde, se virmos que  espirra muito, esteja decaindo ou pare de comer, devemos levá-lo ao veterinário, pois pode ter uma infecção respiratória;
  • Os gatos siameses precisam de muito amor e atenção. Podem viver mais de 15 anos .

Produtos recomendados

  1. Ração de boa qualidade: recomendamos essa ração. Quer comprar? Clique aqui.
Ração de gatos na Adoro Patas

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia: saiba tudo sobre a raça

Ter um cachorro pode ser uma aventura e tanto. Com certeza adotar um companheiro destes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *