Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Terapia Canina Em Hospitais: Como Funciona?

Terapia Canina Em Hospitais: Como Funciona?

Qual seria a nossa vida diária sem os animais de estimação? É evidente que os nossos animais de estimação tornam nossa vida mais agradável. Eles se tornam verdadeiras companhias e cada vez mais a pesquisa tem afirmado o bem que fazem aos seres humanos.

Com os animais de estimação, pessoas sozinhas, ou até mesmo famílias podem usufruir de momentos únicos que criam laços emocionais muito importantes, reduzindo o estresse e nos dando muitas experiências inesquecíveis.

Mas se eles são ótimas companhias, pesquisas tem revelado também a sua importância na terapia canina em animais. Muitas pessoas tem dúvida sobre como funciona. Então neste texto vamos esclarecer as principais dúvidas envolvendo o assunto. Acompanhe!

Como é terapia assistida por animais

Muito tem se falado que a terapia assistida por animais pode reduzir a dor e a ansiedade em pessoas com uma ampla variedade de problemas de saúde.

De fato, o trabalho desses cães é motivar a criança em seu processo de recuperação e pode ajudar em qualquer área do hospital: emergências, hospitalizações ou consultas ambulatoriais.

As atividades tão variadas quanto a de distrair um paciente enquanto a enfermeira coloca um caminho ou incentivam a criança a superar seus medos ou tristezas.

O hospital não é um lugar agradável para eles , porque eles o relacionam com dor e tédio, de modo que a presença de um cão pode ser tão importante em sua permanência no centro e ajudar a mudar a perspectiva de sua passagem pelo hospital.

 Como deve ser o cachorro?

Cada um dos peludos que vai trabalhar de certa forma dessa forma, foi treinado e selecionado especificamente para esses fins desde suas primeiras semanas de vida e passa por uma verificação de saúde a cada quatro meses.

São cães que vivem no hospital e surpreendem as crianças com suas visitas periódicas. Impossível resistir a um passeio com esse novo amigo, que dará tudo por nada!

Os cães podem ajudar as crianças a lidar com atividades estressantes, como consultas médicas e hospitalização, transmitindo segurança. E até mesmo acalmando.

Claro que para as crianças que se sentem mais inseguras, ou não e sentem á vontade com os cachorros, neste caso, a visita dos cachorros não acontece ou aos poucos, até para não causar nem transtorno ou trauma neste momento tão delicado que a criança enfrenta.

Falamos das crianças, mas também se direciona a todas outras pessoas que podem não se sentir tão à vontade na companhia de cachorros.

No que consiste a terapia animal de estimação?

terapia canina

Terapia para animais de estimação é um termo amplo que consiste em terapia e outras atividades assistidas por animais.

A terapia assistida por animais é um campo em expansão que utiliza cães ou outros animais para ajudar as pessoas a se recuperarem ou lidarem melhor com problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer e transtornos mentais.

Por outro lado, as atividades assistidas por animais têm um objetivo mais geral, como proporcionar conforto e recreação aos residentes das casas de repouso.

Como funciona a terapia assistida por animal?

Imagine que você está no hospital. O médico menciona o programa de terapia assistida por animais do hospital e pergunta se você estaria interessado. Você diz que sim, e o médico organiza alguém para lhe contar mais sobre o programa. Logo depois disso, um cão-guia e seu treinador o visitam no quarto do hospital. Eles ficam por 10 ou 15 minutos. Eles convidam você a acariciar o cachorro e fazer perguntas ao treinador.

Após a visita, você percebe que está sorrindo. E você se sente um pouco menos cansado e um pouco mais otimista. Você não pode esperar para contar à sua família tudo sobre esse cachorro adorável. Para dizer a verdade, você já está ansioso aguardando a próxima visita do cão.

Benefícios da terapia assistida por animais

terapia canina

A terapia assistida por animais pode reduzir significativamente a dor, ansiedade, depressão e fadiga em pessoas com vários problemas de saúde:

  • Crianças submetidas a procedimentos odontológicos
  • Pessoas que recebem tratamento contra o câncer
  • Pessoas em instituições de longa permanência
  • Pessoas com doenças cardiovasculares
  • Pessoas com demência
  • Veteranos com TEPT
  • Pessoas com ansiedade

E não apenas as pessoas com problemas de saúde veem os benefícios; Os familiares e amigos que estão presentes nas visitas aos animais também dizem que se sentem melhor.

A terapia com animais de estimação também é usada em ambientes não médicos, como universidades e programas comunitários, para ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade e o estresse.

A terapia de animais de estimação apresenta riscos?

A maior preocupação, principalmente em hospitais, é segurança e higiene. A maioria dos hospitais e outras instalações que usam terapia com animais de estimação tem regras estritas para garantir que os animais sejam limpos, vacinados, bem treinados e selecionados de acordo com seu comportamento apropriado.

Terapia assistida por animais em ação

Hoje existem diversos programas de terapia assistida por animais em diversas regiões do Brasil e do mundo. Cada um com suas regras.

Logo, os cachorros fazem visitas regulares a vários departamentos do hospital e até fazem visitas especiais, se solicitado.

Os cães são uma distração bem-vinda e ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade que podem acompanhar as visitas ao hospital. Ter a presença de um cachorro pode mudar o clima do hospital que costuma ser de tristeza e de dor.

E você? O que pensa a respeito?

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Limpeza Bucal Do Seu Gato: Saiba Como Fazer

Embora os felinos sejam muito higiênicos e passem o dia todo lambendo, há uma parte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *