Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / Terapia com cães leva alegria aos hospitais

Terapia com cães leva alegria aos hospitais

Que eles são os amigos inseparáveis dos homens, isso já sabemos que são. Mas o acontece quando as pessoas estão hospitalizadas e ficam algum tempo sem ver seus animais de estimação? Existe a terapia de cães que a cada ano está se difundindo no país. Nós vamos falar dela neste texto, a ‘Pet Terapia’.

Muitos hospitais tem praticado a ‘Pet Terapia’ que consiste levar cachorros para visitar pacientes internados em hospitais. Pesquisas tem mostrado que a visita destes cachorros nos centros hospitalares pode ajudar no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer.

Pet Terapia cresce no Brasil

Um dos locais que tem a Pet Terapia é o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará. Por lá, os cachorros fazem visitas para as crianças que estão internadas em tratamento de câncer. Muitos pais das crianças afirmam que essa é um boa iniciativa e que os filhos adoram, e sempre aguardam ansiosos por esse momento.

Claro que antes de receberem as visitas dos cachorros, as crianças passam por testes e se estão preparadas imunologicamente. Normalmente as contraindicações são mínimas. No caso dos animais, estes também são preparados antes de fazerem as visitas aos pacientes.

Momento de alegria dos pacientes

A pet terapia acaba sendo um momento de alegria nos centros hospitalares e é o que também comentam os profissionais que ali atuam, afirmando que é uma forma de humanizar o ambiente que é carregado de notícias tristes e pessoas lutando.

É importante também saber se os animais trazem conforto para os pacientes e, estes devem ser consultados. Esse não pode ser um momento de tensão ou desconforto, e sim de descontração e alegrias. 

Dependendo do tipo de tratamento, em alguns locais eles ficam períodos juntos aos pacientes recebendo carinho. Já em outras oportunidades, podem até participar de atividades que envolvam os pacientes, (quando estão são autorizados também). 

E você, o que achou da Pet Terapia?

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Banho

O melhor tratamento antipulgas: Guia definitivo para acabar com infestações!

Você já assistiu algum filme que fale dos circos de pulgas de antigamente? Eles até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *