Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Vermes em cachorros: quais os sintomas e tratamento

Vermes em cachorros: quais os sintomas e tratamento

Os cuidados com os cães são muitos. Isso porque a infestação de lombrigas pode ser bastante alta em filhotes, os vermes. Você sabia que quando não é tratado o seu pet pode até desenvolver problemas cardíacos?

Algum dos sintomas bem comuns de cachorro com vermes é quando ele começa a perder peso, ou ainda você verifica que há sangue nas fezes, entre outros sintomas que vamos falar depois.

De qualquer modo, devem-se tomar as precauções e iniciar um tratamento quando verificado a incidência de vermes no cachorro. Lembre-se que quando não tratado, eles podem ser perigosos para o seu cão e até mesmo para a sua saúde.

Sintomas de vermes

Infelizmente os vermes em cachorros podem ser considerados um inimigo para a saúde de seu pet. Isso porque nem sempre conhecemos os vermes intestinais, e em muitos casos são silenciosos, e que além de deixar o animal doente, podem até ser transmitidos ao ser humano!

E não é tão difícil o seu filhote ter vermes. Justamente porque basta o cachorro cheirar fezes contaminadas, ou ainda lamber que ele já pode ficar infestado de parasitas intestinais. Infelizmente isso é muito comum de acontecer. E uma das formas de ajudar a não tornar este problema ainda maior, já que o verme já está instaurado é comprar o vermífugo.

Por isso, preste atenção em alguns sintomas bem comuns de cachorros com vermes:

  • Diarreia, em alguns casos com sangue;
  • Perda de peso;
  • Pelos secos;
  • Vômitos, talvez com vermes.
  • Coceira anal;

Tratamento de vermes

Para confirmar se o seu animal de estimação está com vermes, à única forma é através de um exame de fezes. Por isso, os veterinários alertam tanto para que seja feita a vermifugação regular, mesmo que não haja evidências da presença dos vermes. 

É bom você saber que quase todos os vermes são transmitidos via oral. Pode ser por água contaminada, alimento mal lavado ou mesmo por cheirar o chão contaminado e lamber o focinho.Realmente é quase impossível evitar que seu peludo tenha contato com essas praguinhas quase invisíveis. Mas como ocorre o tratamento?

Logo o veterinário vai recolher amostras de fezes para testar a presença de vermes. Se após houver a confirmação da detecção, ele irá receitar alguns medicamentos serão prescritos para tratar os vermes.

Dependendo do caso, o veterinário pode ainda achar necessário aplicar injeção. Quanto mais cedo for detectada, mais fácil será tratá-la. Mas normalmente os vermes em cães e filhotes podem ser tratados por meio de alguns remédios vermífugos.

Mas lembre-se sempre de ir consultar o veterinário para ter certeza de quais medicamentos serão prescritos por ele e assim você pode ficar mais tranquilo e seguro em relação à saúde do seu cachorro.

Posso pegar o verme do meu cachorro?

Como já escrito anteriormente o dono pode sim pegar verme do seu cachorro. Isso ocorre devido às doenças intestinais serem zoonoses, como por exemplo, a giardíase.

Só o fato de ele lamber você, ele pode acabar lhe infectando. Claro que é sem querer. Mas por isso, é bom lembrar-se dessa famosa frase que diz o seguinte: “você não sabe onde a língua dele estava antes de lamber você”.

Por isso, visitas frequentes ao médico veterinário e a realização de check-ups são fundamentais para que seu pequeno fique saudável e, consequentemente, você também.

Para o bem do seu animal, e também para a sua saúde, além de vermifugar o seu peludo, procure um veterinário e tome vermífugo regularmente. Isso vai ajudar bastante na prevenção!

E uma dica importante. Mesmo depois de você ter realizado o tratamento e achar que todos os vermes foram removidos completamente, é sempre bom monitorar suas fezes do cão e verificar se há quaisquer sintomas de doenças.

Certifique-se e siga todos os métodos de prevenção necessários para que seu cachorro seja  de saúde e não fique com problemas sérios. Afinal, os cães são nossos melhores amigos e merecem todos os cuidados!

 Produtos indicados

Selecionamos alguns produtos que são ótimos para prevenir vermes em cachorros.

Drontal Puppy: produto que é especialmente indicado para o tratamento e controle das verminoses intestinais e da giardíase em filhotes de cães e adultos das raças miniaturas. Este produto é muito bem tolerado, dispensando regime especial ou jejum prévio. Agite bem, antes de usar.

Para comprar, clique aqui.

Drontal Plus Sabor Carne: é um vermífugo ideal para combater todos os tipos de vermes e giárdia dos cães. Este produto é indicado para o tratamento e controle das verminoses intestinais e da giardíase em cães, apresentando excelente atividade ccontra vermes chatos (cestóides), vermes redondos (nematódeos) e protozoários (Giardia). 1 comprimido trata 10kg de peso e pode ser cortado e combinado para tratar os animais de forma prática com dosagens mais precisas.

Para comprar, clique aqui.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

face-de-cachorro-marrom-lambendo-focinho

7 Fatos incríveis sobre seu cachorro que você não sabia!

Os cães são animais extremamente leais e amorosos e certamente merecem serem considerados nossos melhores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *