Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Vira-lata: conheça as características e as curiosidades

Vira-lata: conheça as características e as curiosidades

O amor por seu bichinho não escolhe raça.  Quem tem um vira-lata sabe bem disso.  Estes cães e gatos são os melhores companheiros. Adotar um vira-lata pode ser uma das melhores escolhas que você fará na sua vida. Esta decisão ainda pode evitar que você caia nas mãos de comerciantes de animais que não tratam cachorros e gatos com o carinho e o respeito que eles merecem.

Existem muitos mitos envolvendo animais sem raça.  Vira-latas ainda são considerados animais de rua, desobedientes e bagunceiros. Nada mais longe da verdade, já que eles podem ser dóceis, carinhosos e extremamente companheiros.  Estes vira-latas serão seus melhores amigos se você abrir seu coração e estiver pronto para lhe dar todo o amor que eles merecem.

Trouxemos algumas informações interessantes sobre cães e gatos vira-latas para que você possa entender um pouco mais sobre estes animaizinhos e entenda porque amá-los é tão importante. Conheça os vira-latas, descubra como cuidar destes animais da melhor forma e tenha a sua disposição todo o amor do mundo.

Vira-lata: o cachorro mais companheiro de todos

vira-lata

Para entender quem são estes animais e como cuidar apropriadamente deles, você precisa primeiramente compreender o que é um cachorrinho ou gato vira-lata.  De forma simplificada, um cão ou gato vira-lata é um cão ou gato sem raça definida. Isto significa que ele é mestiço, que nasceu da mistura de duas raças distintas.

Um cão ou um gato vira-lata é um cão sem pedigree.  O pedigree é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. O cão ou o gato só consegue este certificado caso a mãe e pai tenham este certificado, ou seja, tem que serem da mesma raça.

O termo vira-lata surgiu do fato de que muitos destes animais são abandonados e acabam indo procurar comida nas ruas, principalmente nas latas de lixo.  Os vira-latas, diferentes dos animais de raça, são de cor, pelos e tamanhos variados. Devido a mistura de raças, cada um destes cachorros possuem características próprias e são considerados muito saudáveis.

Fofos, companheiros e sem raça definida. Os vira-latas com certeza são os animais mais divertidos que você pode conhecer. Dê uma chance a eles e verão como sua vida ficará mais cheia de amor e alegria.

Porque adotar um vira-lata?

Vira-latas podem ser seus melhores amigos. Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem disso e acabam considerando cães e gatos de raça superiores a estes alegres animaizinhos.  Adotar um vira-lata pode ser a melhor decisão por diversos motivos.

Primeiramente, você não precisará gastar uma fortuna com seu novo companheiro.  Isto porque animais de raças raramente são encontrados para doação e são as maiores vitimas do comercio de animais. Um cão e um gato de raça podem custar muito caro.

Outro fator interessante na hora de adotar um vira-lata é que eles podem ser muito mais saudáveis e resistentes que seus irmãos de raça. Estes também são os cachorros e gatos mais adaptáveis. A sobrevivência está nos genes deles e por isto será mais fácil treiná-los e educá-los.

O seu amiguinho vira-lata também pode te surpreender, já que por não ter uma raça definida ele não é tão previsível como os animais de raça.  Ao escolher um vira-lata para ser seu companheiro, você também está salvando um animal, já que estes cães estão mais vulneráveis a maus tratos e são os mais abandonados na rua.

Seu bichinho não precisa ter raça para ser o companheiro que você sempre sonhou. Adote um vira-lata e transforme sua vida.

Curiosidades sobre vira-lata

vira-lata

Vira-latas são animais incríveis.  Existem coisas muito interessantes sobre estes animais que você deve saber para aproveitar melhor tudo o que estes bichinhos podem te oferecer.  Conhecer os vira-latas é uma boa forma de escolher o bichinho que será seu companheiro para a vida toda.

Dependendo da região estes animais podem ter diferentes nomes.  Os cães e gatos vira-latas também são conhecidos como pé-duro, guaipeca, bajariva e cusco. No entanto, apesar de todos estes nomes populares, o nome certo de animais vira-latas é Sem Raça Definida (SRD). Esta é a definição dos veterinários para estes animais.

Outra curiosidade sobre estes animais é que eles possuem um ótimo olfato. O olfato mais apurado que os animais de raça é pura questão de sobrevivência, já que eles necessitam esta característica para achar comida mais facilmente.

Resistentes e carinhos: vira-lata são os melhores companheiros

Os felinos sem raça definida contam ainda com um sistema imunológico muito mais forte que seus colegas de raça.  Eles também apresentam elevados níveis de interação com os humanos, sendo muito amigáveis e apegados aos donos.

Os cachorros sem raça definida tem se tornado os preferidos dos criadores para a procriação no Brasil. Este fato se deve justamente ao fato de eles serem mais resistentes e com características mais variadas  do que os cachorros de raça.

Gatos sem raça também tem sido mais procurados para a procriação já que muitas vezes acabam se parecendo com de raças como siameses e angorás. Além da variedade, estas raças tem se popularizado no Brasil já que muitos deles aparentam não carregar as deficiências das raças de origem.

Você pode encontrar cães e gatos vira-latas de todos os jeitos. Sua resistência é superior aos animais de raça, além disso eles são mais adaptáveis e mais apegados aos seus donos. Tudo isto faz dos vira-latas os bichinhos de estimação perfeito para quem procura companheirismo e muito amor.

Tudo o que você precisa saber antes de adotar um vira-lata

vira-lata

Na hora de decidir ter um vira-lata você precisa ter algumas coisas em mente. A primeira delas é que adotar sempre é melhor do que comprar seu cão ou gato. Procure associações de proteção a animais. Pesquise para ver se esta é uma instituição séria.

É importante, antes de levar para casa seu novo companheiro, verificar a saúde de seu bichinho. Descubra se ele já tomou as vacinas necessárias, se é castrado ou não, quanto tempo de vida mais ou menos ele tem.  Todas estas informações são essenciais para que você possa cuidar de seu amigo adequadamente.

Procure saber o porte de seu bichinho. Muita gente acaba levando um filhotinho pequeno por achar que ele não irá crescer muito e acaba abandonando quando o animal fica adulto por ser muito grande.

Ter animal de estimação é uma responsabilidade. Sendo assim, saiba que você deverá ter condições financeiras para arcar com o que seu cão ou gato precisar, como os custos comração e veterinário. Também é importante que você saiba se terá tempo para se dedicar a ele. Seu vira-lata é seu maior companheiro. Saiba tudo sobre seu cão ou gato e dê todo o amor que ele merece.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Obsessão por gatos

Você é obcecado por gatos? Isso tem explicação!

É fácil entender o fato de tantas pessoas adoram gatos. Eles podem ser sim ótimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *